ESCOLHA UM AR CONDICIONADO REVERSÍVEL

Para matar duas vezes uma divisão, alguns consumidores optam por equipar-se com aparelhos de ar condicionado móveis reversíveis, capazes de aquecer uma divisão a um custo menor, recuperando as calorias presentes no exterior. Um sistema dois em um que economiza espaço e pode ser útil como aquecedor de reserva em residências com isolamento insuficiente. Ao contrário do ar condicionado, que consome muita energia, a opção de “aquecimento” dos aparelhos reversíveis é economicamente vantajosa, porque repõe mais energia do que consome.

Seu coeficiente de desempenho é mais interessante que o de um aquecedor elétrico convencional. No entanto, os aparelhos de ar condicionado reversíveis só podem ser utilizados como aquecedores auxiliares e podem revelar-se insuficientes quando a temperatura exterior é demasiado baixa. Para remediar esta situação, alguns modelos estão equipados com uma resistência que aquece a água de forma mais significativa, ao custo de um maior consumo.
https://www.soclimatizadores.com.br/climatizadores-de-parede/climatizador-de-ar-de-parede-6000m3h-110v
Nota. Os condicionadores de ar reversíveis em nosso teste comparativo não foram testados no modo de aquecimento. Os aparelhos de ar condicionado móveis monobloco são sempre mais barulhentos que os splits, cujo motor fica fora de casa. Essa também é uma das principais falhas dos monoblocos: imagine uma geladeira cujo motor funcionasse constantemente, com um ventilador adicional…

Os aparelhos de ar condicionado monobloco geralmente emitem um ruído entre 60 e 70 dB, que corresponde ao de um carro em movimento ( enquanto os splits podem cair para 40 ou até 30 dB). Alguns, no entanto, possuem uma função “noturna” (também chamada de “sono” ou “silêncio”) para uma operação mais discreta. Consiste em reduzir gradativamente a potência do ar condicionado: isso certamente aumenta a temperatura, mas permite adormecer tranquilo.